sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Projeto - Mini PCB Plotter - [ABORTADO] - Vide CNC

Olá, resolvi postar aqui meu primeiro projeto com uma placa arduino, o nome já fala bastante mas vamos lá.
O projeto é de uma plotter, ou seja uma maquina que se move em 2 direções X Y e que pode realizar alguma função como escrever algo ou fazer perfurações nos locais específicos. Para este caso tenho algumas especificações pra ela, vamos ver:

  • Mini Plotter : Terá uma um tamanho máximo de X = Y = 10cm, isso mesmo ela se moverá apenas 10cm em cada direção, cobrindo uma área de apenas 100cm².
  • Alta Precisão: A intenção é que seja bem precisa, cerca de 0,5mm para cada "passo" do servo.
  • Baixo Custo: 3 motores + partes mecânicas, creio que não chegue aos 50 reais pra quem já tem um arduino em casa.
  • Bandeja para encaixe de placas de cobre de até 10x10cm.
  • Será controlada por 2 mini servos, um micro motor dc e uma placa Arduino Duemilanove
  • Deverá conter um suporte para caneta para circuito impresso (ponta fina).
  • Fácil configuração através de software de desenho próprio. (ainda não construído)
Agora vamos falar um pouco do software, o software da controladora basicamente trabalhara escrevendo vetores de um ponto x1,y1 ao ponto x2,y2 para o caso de trilhas, e escreve diversos traços próximos a um ponto x,y para fazer os pads para serem soldados. O no loop principal o controlador deverá aguardar pelo pressionamento de um botão para iniciar o processo de impressão do circuito de maneira inicial, os circuitos serão pré-programados em formas de arrays X1,X2,Y1,Y2 contendo todas as coordenadas das linhas do circuito e Px,Py contendo as coordenadas de todos os Pads (pontos de solda).

Problemas iniciais:
  • Qual a melhor forma de converter os 180º do servo em uma linha reta de 10cm.
  • Melhor forma de posicionamento dos componentes mecânicos para um melhor funcionamento.
  • Possíveis falhas na escrita da caneta, como evitar?


Inicialmente são esses os principais tópicos que gostaria de discutir, a parte do software esta pronta e funcionando, mas não serve de nada se não tiver a parte mecânica pra fazer o trabalho. Estou dando uma ideia e ao mesmo tempo peço ajuda a qualquer um que possa contribuir, sintam-se livres para fazer cópias, quem estiver interessado em forma parceria e levar este projeto pra frente não tenho problemas em entregar a programação já feita. Se houver algum retorno, continuarei postando o progresso do projeto e quem sabe futuramente nós teremos uma nova ferramenta para desenhar nossos circuitos mais complexos sem pagar uma fortuna.

3 comentários:

  1. Quanto a transformar o movimento rotacional do servo talvez por polia e correia, semelhante a impressoras matriciais (falo das antigas, pois não sei como é hoje). Ou por cremalheira-pinhão. Pensei em fazer uma do tipo muito tempo atrás, mas nunca fui atrás disso. Meu projeto pessoal previa uma melhoria de usar uma fresa pequena, mas dar firmeza a uma ferramenta do tipo envolveria uma estrutura mais robusta. Quanto ao controle disso tudo talvez seria bom você olhar um software CNC, tem o Mach3 CNC que é free e é bastante interessante. Tem limitações, mas para o que você vai fazer ele dá conta. Através do seu programa de layout você gera os arquivos para esse programa ler e você tem a saída na serial ou paralela, talvez hoje já tenha USB, não sei, de direção e passo.

    Espero ter ajudado.

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado pelas dicas, tinha deixado de lado este projeto pela dificuldade de achar a parte mecanica num preço em conta, mas estou considerando a possibilidade de retomá-lo para fazer uma CNC de pequeno porte para furação de placas usando uma mini-furadeira. Vou dar uma olhada nesse software, eu planejava criar um software proprio mas talvez não valha apena. Vlw cara. Até mais

    ResponderExcluir
  3. A questao do servo e a distancia fica bem fácil se voce pensar em comprimento de arco ( L = teta * raio) sendo esse raio o tamanho da engrenagem acoplada no servo.

    ResponderExcluir