O projeto é de uma plotter, ou seja uma maquina que se move em 2 direções X Y e que pode realizar alguma função como escrever algo ou fazer perfurações nos locais específicos. Para este caso tenho algumas especificações pra ela, vamos ver:
- Mini Plotter : Terá uma um tamanho máximo de X = Y = 10cm, isso mesmo ela se moverá apenas 10cm em cada direção, cobrindo uma área de apenas 100cm².
- Alta Precisão: A intenção é que seja bem precisa, cerca de 0,5mm para cada "passo" do servo.
- Baixo Custo: 3 motores + partes mecânicas, creio que não chegue aos 50 reais pra quem já tem um arduino em casa.
- Bandeja para encaixe de placas de cobre de até 10x10cm.
- Será controlada por 2 mini servos, um micro motor dc e uma placa Arduino Duemilanove
- Deverá conter um suporte para caneta para circuito impresso (ponta fina).
- Fácil configuração através de software de desenho próprio. (ainda não construído)
Problemas iniciais:
- Qual a melhor forma de converter os 180º do servo em uma linha reta de 10cm.
- Melhor forma de posicionamento dos componentes mecânicos para um melhor funcionamento.
- Possíveis falhas na escrita da caneta, como evitar?
Inicialmente são esses os principais tópicos que gostaria de discutir, a parte do software esta pronta e funcionando, mas não serve de nada se não tiver a parte mecânica pra fazer o trabalho. Estou dando uma ideia e ao mesmo tempo peço ajuda a qualquer um que possa contribuir, sintam-se livres para fazer cópias, quem estiver interessado em forma parceria e levar este projeto pra frente não tenho problemas em entregar a programação já feita. Se houver algum retorno, continuarei postando o progresso do projeto e quem sabe futuramente nós teremos uma nova ferramenta para desenhar nossos circuitos mais complexos sem pagar uma fortuna.
Quanto a transformar o movimento rotacional do servo talvez por polia e correia, semelhante a impressoras matriciais (falo das antigas, pois não sei como é hoje). Ou por cremalheira-pinhão. Pensei em fazer uma do tipo muito tempo atrás, mas nunca fui atrás disso. Meu projeto pessoal previa uma melhoria de usar uma fresa pequena, mas dar firmeza a uma ferramenta do tipo envolveria uma estrutura mais robusta. Quanto ao controle disso tudo talvez seria bom você olhar um software CNC, tem o Mach3 CNC que é free e é bastante interessante. Tem limitações, mas para o que você vai fazer ele dá conta. Através do seu programa de layout você gera os arquivos para esse programa ler e você tem a saída na serial ou paralela, talvez hoje já tenha USB, não sei, de direção e passo.
ResponderExcluirEspero ter ajudado.
Fernando
Opa, obrigado pelas dicas, tinha deixado de lado este projeto pela dificuldade de achar a parte mecanica num preço em conta, mas estou considerando a possibilidade de retomá-lo para fazer uma CNC de pequeno porte para furação de placas usando uma mini-furadeira. Vou dar uma olhada nesse software, eu planejava criar um software proprio mas talvez não valha apena. Vlw cara. Até mais
ResponderExcluirA questao do servo e a distancia fica bem fácil se voce pensar em comprimento de arco ( L = teta * raio) sendo esse raio o tamanho da engrenagem acoplada no servo.
ResponderExcluir