terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto - Arduino CNC - Parte 2

Olá, depois de algum tempo sem postar, acabei acumulando muitas novidades, pra um só post mas vou dar uma resumida, contar um pouco doque eu fiz até chegar ao estado atual do projeto e alguns caminhos que tive que deixar de lado.

Para começar preciso falar que não pretendo apenas montar uma CNC, sim desenvolver uma praticamente "do zero", e isto inclui buscar novas soluções em diversos níveis, dês da elaboração da estrutura física, seus circuitos, firmware, protocolos de comunicação, interface etc...

  • A Máquina
Esta parte em particular está sendo um verdadeiro desafio, dentre as infinitas possibilidades de montagem e componentes minhas pesquisas tentam conduzir o desenvolvimento de um hardware de pequeno porte, bem como eficiente, e tentando ao máximo reduzir custos sem afetar(muito) sua eficiência. Não entrarei em detalhes do desenvolver da maquina agora, pretendo fazer isto quando estiver pronta, mas já posso adiantar um padrão a seguir...


  • O Arduino
É aqui no meio, onde entra nossa tão querida plaquinha... Atualmente já temos uma ou outra CNC rodando sobre uma placa Arduino (MEGA) sendo que boa parte delas, são interpretadores de G-Code embarcados na placa que executam o código que foi previamente gravado na eeprom... deve haver centenas de projetos de CNC baseados em arduino em andamento, mas nenhum em especial chamou a minha atenção. O que pretendo fazer aqui, é fazer uma interface o mais simples possível, ao ponto de alguém sem muitos conhecimentos sobre toda essa "parafernalha" possa ler e endenter... Alguns pontos que envolvem este nível do desenvolvimento são:
  1. Desenvolvimento de um Shield com todos os circuitos necessários para o controle da máquina.
  2. Desenvolvimento de uma Biblioteca ao estilo Firmata, para comunicação serial.

  • A Interface
Como a grande maioria das máquinas CNC existentes , está sendo desenvolvida uma interface para pc capaz de passar informações do trabalho a ser executado em tempo real, e que permita também um controle manual. O grande diferencial está sendo aqui, pois grande parte dos softwares desta área são restritos a alguns poucos sistemas operacionais em alguns desktops, este projeto visa o desenvolvimento de uma aplicação facilmente portável, para notebooks e até tablets (com o lançamento do Processing 1.5) rodando sobre a máquina virtual Java.
O trabalho aqui já está bem avançado, apesar de muito longe de sua conclusão, já é possível ler e interpretar arquivos de furação no formato Exellon.

5 comentários:

  1. projeto muito show vou indicar seu blog para uns colegas meus que esta tbm fazendo uma CNC. Sempre vendo seu blog sempre para da uma olhada nas novidades da CNC. O bom era se possivel voce ja colocando um tutorial da interface pois seria um modo de voce da continuidade do tutorial do processing.
    T+.

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara, vou aumentar a frequencia de posts sobre a cnc, assim da pra entrar em detalhes sobre as mudanças. Vlw mesmo! \o

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu projeto, espero que tenha mais frequencia de posts. parabéns

    ResponderExcluir
  4. Boa noite !!!
    Fiz uma CNC com PIC e estou vendo a possibilidade de substituir os PICS por Arduinos. Mas o grande problemas que vejo nas CNC's que tenho encontrado na internet é exatamente o que você falou, de ter que se programar na eeprom e tal. Quero uma coisa mais simples. Não entendo de protocolos de comunicação, mas há possibilidades de fazer com o arduino da mesma forma que faço hoje com os PICS ? Desenho em um soft cad e após converter o arquivo para código G consigo "fabricar" o desenho. Não sei como faria isso com arduino, talvez usando a USB ou até mesmo a porta paralela. O que acha ?

    ResponderExcluir
  5. alguém teria ai as medidas do projeto apenas a parte mecânica motores e chassi pra eu ter uma base em começar a montar a minha

    ResponderExcluir