segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Básicos de C++ Para Arduino - Parte 4 - Funções e Métodos e Objetos


  • Funções e Métodos
São nas funções e métodos que as coisas acontecem, são elas que controlam o seu led, servo, lcd, a janela da sua casa (através de um relê por exemplo), são as funções que executam as ações que lhe dará o resultado desejado. Métodos são nada mais que uma função específica de um objeto.

  • Objeto??? 
Um objeto pode ser visto como qualquer coisa que possui características e ou realiza ações para a programação é a mesma coisa, só que trocamos caracteristicas por dados (variáveis) e as ações por funções, ou no caso, métodos.
Exemplo:  no nosso programa temos nosso objeto "Cachorro", ele possui duas características, um inteiro idade e uma string nome, e realiza três ações senta(), deita() e rola(). Exemplo de como isso seria em códigos:

Cachorro dog1;//Declara um novo objeto do tipo cachorro com o nome dog1
dog1.nome = "Rex";//Atribui à variável "nome" do objeto dog1, Rex
dog1.idade = 2;//Atribui à variável "idade" do objeto dog1, 2
dog1.senta();//Chama o método senta do objeto dog1
dog1.deita();// idem
dog1.rola();// idem
/* Para este exemplo os métodos chamados não retornam nenhum valor eles apenas executam ações que foram predefinidas na construção do objeto. Veremos mais a diante métodos que retornam dados */

  • Funções
Como já foi dito, funções realizam ações, são blocos de código estruturado que podem realizar algum processamento de dados e retornar algum valor, ou apenas acender um led. O principal objetivo de organizar um código em funções é que ele será facilmente reutilizado, você só precisará escrever aquele código uma vez e poderá utilizá-lo infinitas vezes, e uma mesma função pode realizar uma ou várias coisas diferentes dependendo dos parâmetros em que recebe. Para começar no, Arduino temos duas funções principais, as funções main() e loop(), são elas que executam as tarefas que desejamos, pois quando ligamos o processador do arduino ele vai procurar pela função main() e após executá-la entrara na função loop e executará ela infinitas vezes (até que a placa seja desligada) portanto tudo que quisermos que o Arduino faça terá que entrar nessas duas funções. Você poderá criar suas próprias funções para realizar as ações desejadas, elas serão criadas FORA das funções main() e loop() no entanto para que sejam executadas deverão ser chamadas por um dos métodos.
  • Declaração de Funções
Assim como as variáveis as funções também têm um tipo, ele definirá que tipo de dados a função irá retornar ou terá o tipo void (vide tipos de variáveis) caso não retorne nenhum valor.

int X; //declara uma variável inteira chamada X
void funcao()// declara uma função do tipo void com o nome "funcao"
{
comando 1;
comando 2;
...
}

int soma(int numero1 , int numero2)//declara uma funçao do tipo inteiro
// esta função receberá dois números inteiros quando for chamada
{
return numero1+numero2; // e retornará a soma dos números recebidos
}
void main() //função predefinida do arduino, executada uma única vez
{
funcao();//este comando executará todo o código que estiver na função "funcao()"
}


void loop()//executado após a função main, a função loop é executada infinitas vezes
{
X = soma(2,5); // X receberá o resultado da função soma(2,5) que é 7
}

2 comentários:

  1. Cara segue assim que tá perfeito teu tuto!
    Vai ser referencia nacional!

    ResponderExcluir
  2. *.* que lindo cara valeu mesmo!!
    Ainda hoje coloco mais material aqui, fica a vontade pra sugerir conteudos, duvidas etc, a sua duvida pode virar um post...
    Valeu pelo comentario \o

    ResponderExcluir